Presidência da FKMIPB

Presidência da FKMIPB
Somos a força da Paraíba no Karate Brasileiro

domingo, 17 de abril de 2011

KARATE PARA A VIDA

Mestre Gichin Funakoshi, criador do estilo Shotokan de Karate, foi quem mais desenvolveu e aperfeiçoou o aspecto filosófico do Karate, dando ênfase aos aspectos psicológicos, fazendo com que o praticante melhore sua concentração e adquira um maior controle de suas emoções através do treinamento diário.
Sabendo que o Karate foi desenvolvido para encerrar conflitos, Funakoshi percebeu que, para se alcançar a plenitude como praticante, somente treinar o corpo e mantê-lo forte e resistente não é o suficiente.
O praticante de Karate, segundo Mestre Funakoshi, deve manter a mente distante do egoísmo e da maldade; deve buscar a pureza de pensamentos, porém, deve estar em alerta para reagir adequadamente a tudo que encontrar pela frente.
É preciso crescer interiormente e para isso Funakoshi elaborou cinco princípios básicos com o objetivo de fazer com que o praticante através do estudo desses princípios busque sempre o fortalecimento e a valorização do Eu interior.
A finalidade desses ensinamentos não é a vitória e nem a derrota, mas o aperfeiçoamento do caráter de quem o pratica.
Além disso, deixou-nos dois importantes caminhos que levam à uma vida harmoniosa, são eles o "DOJOKUN" e o "NIJUKUN" que são os lemas do Karate, os quais devem ser seguidos por todos os praticantes.
A prática do Karatê tem como base a filosofia do Budo japonês, que se traduz na busca constante pelo aperfeiçoamento pessoal, sempre contribuindo para a harmonização do meio onde se está inserido. Através de muita dedicação ao trabalho, treinamento rigoroso e vida disciplinada, o praticante de Karate busca caminhar incessantemente rumo a essas metas, formando seu caráter e aprimorando sua personalidade.
Nesse sentido, pode-se afirmar que o Karate contribui para a formação integral do ser humano, não podendo, portanto, ser confundido com uma prática puramente esportiva.
Cada pessoa pode ter objetivos diferentes ao optar pela prática do Karate, objetivos estes que devem ser respeitados. Cada um deverá ter a oportunidade de atingir suas metas, sejam elas tornar-se forte e saudável, obter autoconfiança e equilíbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal. A famosa expressão do mestre Gichin Funakoshi - "Karate Ni Sente Nashi" - define claramente o propósito antiviolência do Karate-Do: "No Karate não existe atitude ofensiva".
O Karate-Do também pode ser visto como uma ótima ferramenta de manutenção da saúde, uma vez que suas técnicas contribuem para a formação de hábitos saudáveis como os cuidados com a postura, a correta respiração e a meditação. Entende-se como saúde não só o estado de "ausência de doenças", mas também o bem-estar físico, mental e espiritual do ser humano.
O Karate tem se tornado um grande aliado no desenvolvimento físico e mental dos seus praticantes, promovendo melhorias nos aspectos sociais, motores e cognitivos oriundos da sua prática regular. A filosofia do Karate favorece o autocentramento do aluno melhorando seu rendimento escolar e o interesse pela prática desportiva como aliada da prática educacional.
Desde a sua difusão nas escolas japonesas até a sua chegada ao ocidente, o Karate tem se tornado uma ferramenta importante como aliado lúdico na educação escolar. Como se trata de uma arte marcial com base filosófica pautada na disciplina tem produzido no seu praticante benefícios que vão do equilíbrio físico e mental até a recuperação da saúde em casos em que as soluções dependem do esforço conjunto entre a mente e o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário